Voltar

"Museu com M de Mulher" foi a rúbrica de programação que os Museus da Cerâmica e José Malhoa, nas Caldas da Rainha, estrearam a 8 de março, no âmbito do Dia Internacional da Mulher. Esta programação tem como objetivo promover o diálogo e a reflexão sobre algumas das temáticas mais atuais da nossa sociedade nos Museus tutelados pela Direção Regional de Cultura do Centro. 

A semana do Dia Internacional da Mulher foi assinalada com a gratuitidade de entradas para todas as meninas e mulheres nestes espaços museológicos. A 24 de março, o Museu José Malhoa foi palco da "Roda de Memória", com a participação da Museóloga Conceição Colaço. O projeto Roda de Memória, estreado nesta data, acontecerá mensalmente e é um espaço de conversa entre os visitantes do Museu. Aqui serão partilhadas experiências e memórias ativadas a partir de um objeto do acervo do Museu José Malhoa, numa viagem guiada por um convidado especial. Nesta primeira edição, em alusão ao "Dia Internacional da Mulher", Conceição Colaço convidou os visitantes a refletirem sobre o "Retrato da Menina Laura Sauvinet", obra realizada por José Malhoa, em 1888, onde é possível visualizar a utilização de modelos "vivos". 

A 27 de março, o Museu José Malhoa estreou a "Visita Percurso". Esta atividade que irá realizar-se, também, todos os meses, consiste numa série de visitas a espaços culturais das Caldas da Rainha, abordando temas específicos, através das obras escolhidas especialmente para cada momento. A Visita Percurso de março, "Mulheres nas Artes", abordou peças dos acervos do Museu José Malhoa, do Museu da Cerâmica e do Centro de Artes. Nesta visita os participantes exploraram a forma como as mulheres são representadas na produção artística e quem são as mulheres dos acervos destas instituições, bem como a importância atual deste tema.  

Para Nicole Costa, Diretora do Museu José Malhoa e do Museu da Cerâmica, "estas atividades são da maior relevância, pois os Museus são locais de ativação de significados através da associação dos seus acervos aos mais diversos temas. Por isso, acreditamos que reflexões sobre questões de género, bem como outras temáticas sociais, podem e devem ser provocadas durante todo o ano."  

Data:

Local: Museu José Malhoa e no Museu da Cerâmica, nas Caldas da Rainha

Publicação: 29-03-2022

Categorias

Partilhar